Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de ação no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

por Assessoria de Comunicação publicado 18/05/2023 13h54, última modificação 18/05/2023 13h54

Os vereadores Celso Gregório (Bedéco - PSDB) e Zulmir Rinaldi (Uni - PL), participaram, na manhã de quinta-feira, 18, do evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em frente ao Paço Municipal 25 de Julho.

Através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação junto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) foi realizada um evento em frente a prefeitura municipal com colocação de flores no canteiro central, que abordou o tema do Maio Laranja.

O dia 18 de maio foi constituído oficialmente pela Lei 9.970/200 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. As ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual são incentivadas pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para o presidente do legislativo Celso Gregório, é muito importante a realização das ações que tratem do tema abuso e exploração sexual de crianças. A capacitação, as informações, os canais de ajuda, a disseminação do conhecimento e esclarecimento do assunto contribuem para que crianças não venham passar por momentos tenebrosos. "A criança deveria ser um ser inviolável", finalizou.

O vereador Uni enfatizou a importância desses eventos para chamar atenção da sociedade para este problema e alertar comunidade geral para zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, e enaltecer o trabalho fundamental que o conselheiro tutelar realiza no município.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também através do número do Conselho Tutelar ou na Polícia Militar, pelo número 190.