Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores de Matelândia e prefeito Maximino conhecem usina térmica que transforma resíduos sólidos sem poluir o meio ambiente

por Assessoria de Comunicação publicado 30/11/2021 11h47, última modificação 30/11/2021 11h47

O presidente do Legislativo Celso Gregório (Bedéco) acompanhado da vereadora Stela Gaboardi, do vereador Cleiton Pecatti, do prefeito municipal Maximino Pietrobon, do secretário de Meio Ambiente Alexandro Vieira e do diretor de Meio Ambiente Chicãozinho, estiveram na manhã do dia 29 de novembro conhecendo a primeira usina térmica do Brasil para tratar resíduos sólidos urbanos em pequena escala, sem poluir o meio ambiente e com tecnologia inovadora que os transforma em cinzas.

O equipamento atende os municípios de Roncador, Iretama, Mato Rico e Nova Cantu. A inicativa foi viabilizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com outros parceiros, e teve licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT).

Trata-se de um piloto que integra o Projeto Lixo 5.0, desenvolvido pela Sedest, que forneceu todo o suporte para instalação do equipamento pela empresa Ecodust (detentora da tecnologia). O investimento total para instalação da usina foi de quase R$ 4 milhões por parte do setor privado.

Com capacidade para processar até 20 toneladas por dia de resíduos, a estrutura vai atender um problema antigo de pequenos municípios.

"Por isso essa comitiva de Matelândia veio conhecer esse projeto no município de Roncador, pois o mesmo passou a ser o centro da tecnologia para destinação de resíduos sólidos urbanos de maneira mais eficiente, barata e sustentável do Brasil", afirmou o prefeito de Matelândia Maximino.

"É um sonho que começa a se tornar realidade, e busca isso para transformar nosso município”, disse o presidente do legislativo Celso Gregório. “Esse projeto vem trazer soluções de desenvolvimento socioeconômico, social e ao meio ambiente. Estamos unidos nessa caminhada", destacaram os vereadores Cleiton e Stela.