Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Cleiton e Stela conseguem mais uma Carteirinha para criança Autista.

Vereadores Cleiton e Stela conseguem mais uma Carteirinha para criança Autista.

por Assessoria de Comunicação publicado 07/11/2022 13h06, última modificação 07/11/2022 13h06

Os vereadores Cleiton Pecatti e Stela Gaboardi entregaram mais uma Carteira Estadual de Identificação do Autista, expedida pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho para identificação de portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA). Para efeitos legais, o autista é considerado pessoa com deficiência (PCD).

O vereador Cleiton explica que a carteirinha é assegurada por lei e prevê direito a atendimentos prioritários em casos de proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, prioridade em instituições e serviços de atendimento ao público, recursos humanos e tecnológicos para ser atendidos em igualdade de condições com as demais pessoas, pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo com segurança para embarque e desembarque.

Com a carteirinha, a pessoa ou representante também têm acesso facilitado a informações e recursos de comunicação, recebimento de restituição de imposto de renda e tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que a pessoa for parte interessada. Conforme a lei, os direitos previstos ao autista são estendidos à pessoa que o acompanha ou seu atendente pessoa.

“A lei também assegura atendimento prioritário em filas de supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e similares”, orientou a vereadora Stela.