Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Bedéco e Serjão conhecem nova tecnologia para aumentar vida útil de estradas rurais.

por Assessoria de Comunicação publicado 26/07/2022 10h58, última modificação 26/07/2022 10h58

Os vereadores de Matelândia Celso Gregório (Bedéco) e Sergio Argente (Serjão) acompanhados do vereador cascavelense Valdecir Alcântara fizeram uma visita técnica para conhecer os investimentos nas estradas rurais de Cascavel. Estradas essas que irão proporcionar aos agricultores condições para escoar sua produção e trafegar com conforto e segurança.

O município de Cascavel está usando uma nova tecnologia que vai aumentar a vida útil das estradas. Os vereadores matelandienses foram visitar o trecho de três quilômetros, na linha Nova União-Santa Luzia, no Reassentamento São Francisco, está sendo aplicado um produto estabilizante que reduz os gastos com a manutenção das estradas e pode ser usado como base para a pavimentação. “Não é um asfalto. É um produto que impermeabiliza e estabiliza o solo. Ele é a base para pavimentação, podendo ser aplicado para manutenção da estrada, aumentando o tempo de vida útil das vias e consequentemente sua manutenção”, explicou o químico, Emerson de Oliveira, responsável pela aplicação do produto.

O vereador Valcecir Alcântara explicou os benefícios do novo sistema. “Esse material tem o efeito de compactação do solo. Vimos essa tecnologia em alguns municípios da região Oeste, onde ele acaba compactando o solo de tal forma que tenha uma durabilidade muito maior que qualquer sistema convencional, que é adequação e cascalhamento. É uma alternativa que a gente está testando em Cascavel para que se possa ampliar e usar por mais tempo a malha viária”, observa.

Para a boa absorção do produto, precisa fazer a aplicação seguindo algumas etapas. A primeira delas é o ensaio do solo feito em laboratório para identificar o volume correto do produto a ser usado em cada obra. Em seguida, é feita a distribuição do impermeabilizante no solo e a incorporação através do uso de grades. Quanto mais homogênea for à incorporação, melhor será o resultado prático a ser obtido na aglutinação das partículas do solo. É necessário também controlar a umidade do solo. A compactação da estrada é outra etapa imprescindível do processo de aplicação do impermeabilizante e é feita através de rolos compactadores. O acabamento final acontece com a motoniveladora dando a uniformidade em toda a extensão da via que recebeu o produto. “O solo tratado com o estabilizante proporciona condições de resistência ao tempo, mesmo com a incidência de chuva ocasional”.

Essas foram às informações que os vereadores levantaram e agora vão repassar ao executivo de Matelândia e esperam que em um curto tempo nosso município possa também utilizar essa tecnologia.