Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadoras Jussara, Stela e Marenilce estiveram na inauguração do Memorial Tadeusz Chrotowski - Patrono da Ornitologia Paranaense.

por Assessoria de Comunicação publicado 22/11/2023 13h27, última modificação 22/11/2023 13h27

Na manhã de terça-feira (21) foi inaugurado em Matelândia o Memorial Tadeusz Chrostowski - Patrono da Ornitologia Paranaense e o Circuito de trilhas do Polonês para caminhada e ciclismo no Parque Nacional do Iguaçu.

O cientista e historiador Tadeusz Chrostowski, nasceu em Kamionka na Polônia, e foi um pioneiro na área da ornitologia e pesquisa da avifauna paranaense. Ao todo realizou três expedições científicas no Estado entre anos de 1910 e 1923, e seu trabalho incluiu ao menos 52 diferentes categorias entre espécies ou gêneros de aves na lista de pássaros do estado. Nas passagens pelo Paraná, o estudioso coletou mais de dois mil exemplares de 387 espécies. Chrostowski faleceu em 04 de abril de 1923, decorrente da malária que contraiu em sua terceira expedição, neste ano, completando o centenário de sua morte. O seu túmulo encontra-se no Município de Matelândia, no trajeto da Rota Ciclística Caminho do Iguaçu, na antiga Estrada Velha de Guarapuava, próximo ao Rio Pinheirinho.

Em 1933 foi erguido um monumento em sua homenagem através da comunidade polonesa, entretanto, o local acabou sofrendo com depredação, restando apenas ruínas. A proposta de revitalização foi idealizada pelo professor e historiador Maurício Dezordi, que buscou apoio para a realização do projeto.

O Parque Nacional do Iguaçu através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -   ICMBIO expediu as autorizações, além de acompanhar o projeto, definir o traçado para as trilhas e realizou o plantio de mudas nativas, que compõem o Circuito do Polonês, que integra a Trilha Nacional de Longo Curso Caminhos do Peabiru. Os financiadores diretos foram Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e pelo Parque das Aves, totalizando aproximadamente R$ 41 mil reais na revitalização de forma direta.

O projeto também recebeu apoio da Prefeitura de Matelândia através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através de mão de obra e outros serviços. Outro grande apoiador foi a Adetur Cataratas e Caminhos, que desenvolve o turismo cultural e ecológico da região. Estiveram presentes no Evento, além de representantes dos apoiadores, representantes de diversas Entidades do Município e Região, descendentes de poloneses e uma comitiva especial organizada pelo Consulado Polonês.

Além da presença do Cônsul-geral da Polônia Marta Olkowska, estavam presentes o Secretário Geral do Consulado da Polônia de Curitiba, o Sr. Paulo Kochany, o Diretor do Departamento das Comunidades Polonesas do Ministério das Relações Exteriores da Polonia Zbigniew Ciosek, o Padre André Wojteczek,  Provincial da Congregação Sociedade de Cristo e Pároco em Quedas do Iguaçu que realizou a benção religiosa, além do Diretor do Instituto da Zoologia da Academia Polonesa de Ciências Tomasz Mazgajski. Prefeito Maximinino, vereadoras Jussara, Stela e Marenilce, secretários Municipais e outras autoridades.

A Academia Polonesa de Ciências, com sede em Varsóvia, é responsável por liderar o desenvolvimento da ciência em todo o país por uma sociedade de acadêmicos ilustres e uma rede de institutos de pesquisa, sendo o Instituto da Zoologia a instituição que enviou Tadeusz Chrostowski ao Brasil para as missões científicas.

Fonte:https://www.matelandia.pr.gov.br/prefeitura/site/noticia/3699/o+memorial+tadeusz+chrotowski++patrono+da+ornitologia+paranaense+%C3%A9+inaugurado+no+munic%C3%ADpio+de+matel%C3%A2ndia