Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadoras de Matelândia participam do 2º Encontro de Gestão de Políticas para Mulheres em Curitiba.

Vereadoras de Matelândia participam do 2º Encontro de Gestão de Políticas para Mulheres em Curitiba.

por Assessoria de Comunicação publicado 06/03/2024 12h22, última modificação 06/03/2024 12h22

O II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) aconteceu na PUC/PR, em Curitiba. O primeiro dia foi marcado por uma oficina de planejamento sobre políticas públicas e contou com a participação e colaboração da equipe do Ministério das Mulheres. Participaram técnicos, gestoras e gestores de políticas para mulheres, secretárias, prefeitos e prefeitas, integrantes do sistema de Justiça e membros de conselhos.

A secretária Leandre Dal Ponte participou da abertura e destacou a participação do governo federal no evento promovido pelo Governo do Estado. “É uma oportunidade única que temos de reunir governo federal, Estado e municípios para debater e compartilhar experiências, demandas e assumirmos compromisso de forma compartilhada sobre políticas para mulheres”, pontuou. “Além disso, as apresentações feitas pelos técnicos do ministério agregam conhecimento para os gestores do que o governo federal tem a ofertar para os municípios”.

O chefe de Divisão de Projetos do Ministério das Mulheres, Tiago Vaz, disse que o objetivo foi orientar a elaboração de projetos estruturados para os municípios. “Viemos demonstrar um pouco das técnicas de trabalho da esfera administrativa para que as ideias possam ser mais estruturadas e as entregas efetivamente viabilizadas”, explica.

Para Regina Queiroz, coordenadora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) no Ministério das Mulheres, o trabalho em parceria com o Paraná vai auxiliar no olhar dos municípios para esse segmento. “Desenvolvemos políticas para mulheres fortes e prioritárias, como o enfrentamento da violência contra a mulher, a estruturação de secretarias da mulher com as prefeituras e a necessidade de estimular e dar apoio a econômica para mulheres”, explicou.

O II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres acontece logo após o lançamento da segunda temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. A edição deste ano tem como tema o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”. A ideia é percorrer o Estado promovendo ações de fortalecimento do atendimento e empoderamento das mulheres. A programação é realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

O Governo do Estado também anunciou no evento um repasse de R$ 20 milhões aos municípios, instituiu o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná e o Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres e anunciou a implementação de pequenas unidades do Banco da Mulher Paranaense nas cidades.

Matelândia foi representada pelas vereadoras Marenilce Mezzomo que é a atual Procuradora da Mulher e por Andréa S. Zanesco. “É algo que vem ao encontro das políticas públicas voltadas às mulheres. Aprendizado para a aplicação desses serviços na rede de apoio especializada de Matelândia”, disseram as vereadoras. O evento buscou fortalecer a participação feminina, identificar desafios e propor soluções que contribuam para a construção de políticas mais igualitárias e representativas.

Assessoria: Fabiano Bettinelli.

 Acesso à Informação 

 

Mídias Sociais

Youtube 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4