Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Toma posse nova diretoria do Conseg de Matelândia

Toma posse nova diretoria do Conseg de Matelândia

por Assessoria de Comunicação publicado 16/01/2018 09h14, última modificação 16/01/2018 09h14
O objetivo do Conselho é integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

Tomou posse na noite de segunda-feira (15), a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de policiais militares, do delegado local, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. A nova diretoria é presidida por Antonio Carlos Brandão, vice Clarito da Silva, 1º Secretário Rodrigo Arthur dos Santos, 2º Secretário Marinho Luiz Prado, 1º Tesoureiro Fátima Aparecida da Silva, 2º Tesoureiro Elizete Maria Borges Antonelli e Conselho Fiscal João Batista Lima, Leocir Antonio Setti e Celso Carlos Cadini.

O CONSEG definição de Conselho Comunitário de Segurança se encaixa na orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

"O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estaduais", resumiu o novo presidente. "Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si", finalizou Brandão.

A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes natos, em cada Conseg, o comandante da Polícia Militar da área e o delegado de Polícia Titular do Distrito Policial. Nesses casos, o capitão Volmir da Silva do 3º BPM e Edgar Dias Santana, delegado da Polícia Civil.

"Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Consegs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil", resumiu o Coordenador Estadual dos CONSEGs, representante do Governo do Estado e do Secretário de Segurança Público Coronel Nerino Mariano de Brito, que também entregou na posse a Carta Constitutiva do Conseg.

Estiveram representando a Câmara de Vereadores o seu presidente Gabriel Cadini e os vereadores Carlos Caon e Jebson Bózio. Do executivo esteve presente o prefeito em exercício Enio Alves de Oliveira.

Participam do Conselho - as polícias: Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal; A Comunidade - Pessoas da comunidade, que trabalhem, residam ou estudem; As autoridades cívicas eleitas - prefeitos, vereadores, deputados e entre outros; Empresários - empresas pequenas, médias ou grandes que estejam localizadas na comunidade; Outras instituições - ONGs, igrejas, escolas, associação de moradores, clubes de serviços, conselho tutelar, regionais da prefeitura, secretarias municipais e estaduais, guarda municipal, entre outros; A mídia - rádios locais, jornais locais, emissoras de televisão, entre outros.