Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Servidores e vereadores participam de Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

por Assessoria de Comunicação publicado 22/03/2018 14h20, última modificação 22/03/2018 14h20
É o momento para tirar as dúvidas referentes às ações dos dia a dia, comentou o presidente do legislativo Gabriel Cadini.

Servidores da Câmara Municipal e alguns vereadores participaram da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que aborda áreas de atuação do TCE e da Administração Pública.

Nesta quarta-feira (21), foram realizadas três palestras, no auditório da Universidade Paranaense (Unipar), onde reuniu cerca de 500 pessoas, entre elas funcionários públicos de várias cidades de toda a região e acadêmicos.

“O evento do Tribunal de Contas sempre busca a participação das pessoas dos cargos jurisdicionados, funcionários de Câmaras de Vereadores e Prefeituras. É o momento para tirar as dúvidas referentes às ações dos dia a dia”, comentou o presidente do legislativo Gabriel Cadini.

O foco do evento e do qual os servidores Sirley, Silvia e César e os vereadores Gabriel, Aldair, Nei e Jebson participaram na quarta-feira foi Prestação de Contas Anuais (PCA) de 2017 das entidades municipais. Entre os temas abordados estão à estruturação da PCA; procedimentos para abertura e encerramento de exercício e prazos para remessas de dados ao Sistema de Informações Municipais- Acompanhamento Mensal (SIM-AM) e de documentos pelo portal E-Contas.

Também orientações sobre renúncia fiscal, controle da receita pública e a Portaria GM nº 3992/2017, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a transferência de recursos da União aos municípios, para o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro tema abordado foi o Plano de Receita Orçamentária 2018, a partir das alterações introduzidas pela Secretaria do Tesouro Nacional no ano passado.

O lanche servido durante a realização do evento foi por conta do programa Cozinha Social do município de Toledo sede do evento.