Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto Vigia foi apresentado pelo CONSEG a autoridades entre eles os vereadores de Matelândia.

por Assessoria de Comunicação publicado 19/03/2019 15h24, última modificação 19/03/2019 15h24
O Conseg conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal de Matelândia.

Vigia - essa ideia nasceu em 2017, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O projeto hoje é um brilhante negócio baseado no conceito de Segurança Colaborativa. Por meio do compartilhamento e integração de câmeras (públicas e privadas), o Vigia monitora em tempo real as cidades, auxiliando na melhoria da segurança pública sem onerar o poder público.

Após ser viabilizado em Cascavel, o sistema é agora uma estratégia de segurança para o município de Matelândia.

A parceria foi firmada com o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Matelândia, Antonio Carlos Brandão, que é o presidente do Conselho e está implantando o Vigia: “Pertencemos a uma cidade pequena, em desenvolvimento, porém, a BR 277, que corta o município, é um problema. E esse sistema é hoje um dos mais utilizados, tendo obtido melhor resultado com relação a reduzir a criminalidade”.

O Conseg conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal de Matelândia, que estão reunidos em um protocolo de intenções. O foco do Conselho é integrar a comunidade com as autoridades policiais, promovendo ações que resultem no enfrentamento dos problemas de segurança e na melhoria da qualidade de vida da população.

“Trata-se de uma visão inovadora excelente, que poucas cidades possuem no Brasil. Diante da sua implantação, não tenho dúvidas que todas as autoridades e população vão aprovar, pois, os estudos de locais onde há sistema de vigilância por câmeras, a maioria das cidades tiveram índice de criminalidade reduzido entre 60 a 80%. É um projeto muito importante e Matelândia está já muito feliz com a sua implantação”, afirma o presidente Brandão.

Na apresentação do projeto com a demonstração do funcionamento das câmeras junto ao Destacamento da Polícia Militar, estiveram presentes o presidente do Legislativo Rafael Felisberto e os vereadores Jebson, Nei, Aldair e Toninho, representando o executivo o Secretário de Administração Edimar Reginato, também estiveram presentes o Juiz da Comarca DR. Rodrigo Dufau e Silva, o promotor DR. Lincoln Luiz Pereira, Capitão Volmir da Silva da Polícia Militar, Delegado da Polícia Civil DR. Julio Cesar Andrade Bianchi, Presidente do Conselho da Comunidade DR. Alexandre Vanin Justo.