Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Produtores de Matelândia ganham abastecedouros comunitários e vereadores acompanham inaugurações.

por Assessoria de Comunicação publicado 06/02/2023 10h41, última modificação 06/02/2023 10h41

Produtores rurais das Comunidades do Rio Xaxim, Rio Sabiá e São Roque receberam na sexta-feira (03) um abastecedouro comunitário cada comunidade que vai facilitar o trabalho dos agricultores que têm plantações de soja, trigo e milho. A importante conquista custou R$ 176.545,16, sendo R$ 131.936,66 da Administração Municipal e R$ 44.608,50 da Itaipu Binacional. As inaugurações dos abastecedouros, instalados nas Comunidades, foi realizada pelo prefeito em Maximino Pietrobon, presidente do Legislativo Celso Gregório (Bedéco), pelas vereadoras Stela e Andréa, Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Junior Garcêz, Secretário de Agropecuária, Camilo Pastore, Secretários de Obras Ernesto Bado, produtores rurais e outras autoridades.

De acordo com o produtor rural Itacir Seganfredo do Rio Sabiá a instalação deste abastecedouro vai agilizar os trabalhos. “Só temos a agradecer a administração municipal que possibilitou a implantação do abastecedouro. Agora temos água limpa, não prejudicamos o meio ambiente e economizamos tempo. Estamos satisfeitos e agradecidos”.

O secretário do Meio Ambiente, Junior Garcêz, comentou que os abastecedouros são importantes para os produtores rurais e para preservar o meio ambiente. “Há mais facilidade para pulverizar a lavoura e para obter água para o consumo de animais. O abastecedouro agiliza o processo de pulverização e aplicação de agrotóxicos e também minimiza os impactos no meio ambiente, porque evita que os produtores peguem água nos rios”.

Para o prefeito Maximino a Itaipu realiza um trabalho diferenciado, com compromisso ambiental e social que acontece de fato e é preciso continuar investindo no setor produtivo, responsável pela maior receita do município.

O presidente do Legislativo Celso Gregório (Bedéco) observou que além da importância do ponto de vista ambiental e social, estas obras preservam importantes mananciais aqüíferos. É dever adotar todas as medidas necessárias para sua preservação, em parceria indispensável com os agricultores.