Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher realizou a 1ª Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio.

por Assessoria de Comunicação publicado 28/07/2023 08h50, última modificação 28/07/2023 08h50

A Procuradoria da Mulher, Câmara Municipal de Matelândia e apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Matelândia realizaram no sábado, (22), a 1ª Caminhada do Meio-Dia – ação que faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. O movimento foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (Semipi). Ao todo, 70 municípios do Paraná fizeram adesão ao movimento.

Em Matelândia, o ponto de encontro foi na Praça Olívio Massarolo (Praça da Cultura), às 11h30. A recomendação era que na Caminhada do Meio-Dia a pessoas estivessem de roupa branca em demonstração de paz e respeito à vida.

O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que seja dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

Acompanharam o evento as vereadoras Marenilce Mezzomo, Patrícia Tórtora, Andréa S. Zanesco, Stela Gaboardi e o vereador Uni, também a vice-prefeita Rozani Bolson e o Secretário de Saúde Douglas Carnetti.

“Queria que todos vissem a importância que é esse movimento e essa luta para que isso não volte a se repetir todos os dias. Para que as mulheres se sintam mais livres e à vontade para circular onde elas quiserem e que possam ter relacionamentos saudáveis com os seus companheiros”, comentou a vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Marenilce Mezzomo.