Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / MOÇÃO Nº 12-2023 – De Aplauso a AMAM – Amigos do Meio Ambiente de Matelândia.

MOÇÃO Nº 12-2023 – De Aplauso a AMAM – Amigos do Meio Ambiente de Matelândia.

por Assessoria de Comunicação publicado 11/12/2023 17h24, última modificação 11/12/2023 17h24

O Poder Legislativo de Matelândia, com iniciativa dos Vereadores Stela Gaboardi e Celso Gregório, externou MOÇÃO DE APLAUSO a AMAM – Amigos do Meio Ambiente de Matelândia.

No início de 2021, a Franciely e a Rozí procuraram o então Secretário do Meio Ambiente, Alexandre e disseram do desejo que tinham, e colocaram-se à disposição para contribuir com ações ligadas ao Meio Ambiente, à natureza, e, em especial que gostariam de estar plantando flores e/ou árvores pela cidade. Foi dado espaço às mesmas que começaram a buscar pessoas que comungassem da mesma ideia. Formaram um pequeno grupo de voluntárias e, por sugestão da Elizete Tártaro, denominaram o grupo de AMAM - Amigos do Meio Ambiente de Matelândia. Passaram então a desenvolver trabalhos junto com servidores do horto municipal.

A primeira atividade foi à poda de "Iris", junto com o então servidor Dalleaste, ao longo da Avenida Cristóvão Colombo, flores estas que haviam sido plantadas, voluntariamente, há algum tempo, pelo senhor Euclides Tártaro, hoje falecido. Com o passar dos dias, foram aderindo mais voluntárias, tendo chegado a um número de 19 colaboradores.

Dentre as atividades da AMAM, está, o plantio de flores em algumas escolas, centro de Saúde, Capela Mortuária, em frente à Polícia Militar, laterais e parte interna do cemitério municipal e outros.

Sob coordenação, da servidora Juciela, auxiliaram no plantio de 58 Buganvilleas (as Três Marias), na quadra da Igreja Matriz. Destacamos também o plantio de Íris ao redor do Parque Farroupilha, local hoje já pudemos presenciar a beleza das flores azuis. Também vemos canteiros com flores e folhagens, em frente de prédios públicos e em canteiros na qual a Secretaria do Meio Ambiente, através do projeto de arborização, têm feito substituição e plantio de árvores em diversos pontos da cidade. Cabe ressaltar que a AMAM, juntamente com servidores do horto municipal, têm produzido a maioria das mudas que são utilizadas, sendo grande parte dessas mudas, originadas de doações de pessoas da comunidade. Destacamos ainda que, 5 das voluntárias da AMAM, estiveram participando do curso Mulher Atual, oferecido pelo Sindicato Rural e, ao término do mesmo, como trabalho de conclusão, com apoio mais uma vez da secretaria do Meio Ambiente, desta vez, através do Secretário Junior, com ajuda de servidores municipais, criaram o projeto “Composteira no Bairro", onde o município cedeu o terreno e material para instalação do mesmo, cujo objetivo foi um trabalho de conscientização de alguns moradores do Jardim Guairacá, com a coleta de resíduos orgânicos, para produção de adubo e também visando diminuir o volume de orgânico no aterro sanitário.

Além das atividades de plantio de plantas e flores, há ainda no grupo, uma "artista", Marlene Batistela, que, junto com a Sonia Maske, tem desenvolvido alguns trabalhos em mosaico, podendo ser citado, um anjo, bacia para uso de água e lixeiras, junto ao cemitério municipal, e recentemente, como podemos apreciar, o painel com os dizeres "EU AMO MATELÂNDIA", junto à Praça da Cultura, onde também contaram com o auxílio de servidores municipais, e do apoio da secretária Mila e do Secretário de Administração.

Atualmente atuam na AMAM, na forma de voluntárias: Débora, Ilone, Lucia, Elci, Tere, Salete, Sara, Cleide, Marlene, Sonia, Franciele, o Carlos e a Rozí. Como são voluntários, cada um participa das atividades, conforme disponibilidade de tempo.

Já participaram da AMAM: Claudinete, Elizete, Romilda, a falecida Lucila, e outros....