MOÇÃO Nº 06/2025 – De Aplauso ao Agente da Polícia Civil de Matelândia Sr. Antônio Cézar Alves.

por Assessoria de Comunicação publicado 09/12/2025 16h57, última modificação 09/12/2025 16h57

O Poder Legislativo de Matelândia, com iniciativa do vereador Sérgio Argente e apoio dos demais vereadores que compõem a 16ª legislatura externaram MOÇÃO DE APLAUSO ao Agente da Polícia Civil de Matelândia Sr. Antônio Cézar Alves pelos anos de serviço prestado ao Município.

Um breve histórico do Sr. Antônio Cezar Alves nasceu no Rio de Janeiro mas ainda criança veio para o Paraná. Filho de Rui Alves e Ana Martins Alves é neto por parte de mãe, de Manencio Martins, um dos pioneiros de Foz do Iguaçu, cidade onde Cezar passou a infância, cresceu, estudou e constituiu família. Conhecido por muitos conhecidos como Cezinha, começou a trabalhar ainda jovem na Terra das Cataratas, mas o primeiro emprego no serviço público foi na Receita Federal do Brasil, onde atuou com Agente de Vigilância e Repressão no auge dos anos 80, na cidade de Foz do Iguaçu. Firmou carreira na área da Segurança Pública quando assumiu a responsabilidade administrativa do IML – Instituto Médico Legal de Foz Iguaçu, instituição onde permaneceu até a sua aprovação no concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do PR. Nomeado em dezembro de 2005 para o cargo de investigador de Polícia, no quadro da Polícia Civil do Paraná, assumiu a função de Investigador de Polícia sendo designado para a Delegacia de Polícia de Matelândia, pertencente a 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, onde permanece até a presente data.

É o servidor de carreira mais antigo lotado na delegacia com residência fixa no local. São 20 anos de serviço policial exclusivo, em prol da cidade de Matelândia. Tão logo saiu sua nomeação, aqui fixou residência onde passou a morar com a sua família. O tempo de serviço num mesmo local passou a ser uma referência positiva na área da segurança e o tornou muito conhecido e respeitado por todos os matelandienses. Os primeiros dez anos de trabalho sabemos que foram de muitas dificuldades, plantões tumultuados, rodovia sem duplicação, poucos policiais para atendimento à população e ainda tínhamos o funcionamento da cadeia de custódia de presos.

Hoje a realidade mudou e a estrutura também é outra, mas o policial Cezar continua o mesmo. De poucas palavras, sem exibicionismo ou ostentação, mas sempre com muita atitude Antônio Cezar conseguiu superar as dificuldades do ambiente de trabalho oferecendo para a população, atenção e respeito. Destacamos às vezes em que efetuou prisões, socorreu mulheres vítimas de violência com dignidade, atendeu centenas de local de acidente e de morte. Literalmente, durante anos em todos os B.O. da cidade, lá estava o policial Cezar. O serviço público é árduo para àqueles que têm o compromisso de servir e proteger e essa é a trajetória do Policial Civil Antônio Cezar Alves que abraçou a cidade de Matelândia para aqui trabalhar e viver, nos oferecendo os seus préstimos como servidor público.

Nem todos permanecem no local para onde são nomeados, muitos passaram por aqui, mas o Cezar chegou e ficou. Atualmente é o Superintendente da Delegacia da Polícia Civil e exatamente neste mês de dezembro, Antônio Cézar completa 20 anos de serviço prestado, com exclusividade, para a nossa querida cidade. A homenagem é merecida pela dedicação exclusiva a nossa cidade!

 

  

Assessoria: Fabiano Bettinelli.