Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Matelândia recebe visita da Cônsul-Geral da República da Polônia Marta Olkowska em prol do projeto de restauração do túmulo do polonês Tadeusz Chrostowski.

por Assessoria de Comunicação publicado 20/09/2023 09h54, última modificação 20/09/2023 09h54

Na tarde de segunda-feira (18), Matelândia recebeu a visita da Cônsul-geral da República da Polônia Marta Olkowska. A representante oficial do país veio até o município para visitar o túmulo de seu conterrâneo, o pesquisador Tadeusz Chrostowski. Participaram do evento representando a Câmara de Municipal as vereadoras Marenilce Mezzomo, Stela Gaboardi e Jussara Scarparo de Oliveira.

O cientista e historiador Tadeusz Chrostowski, nasceu em 25 de outubro de 1878 em Kamionka na Polônia, e foi um pioneiro na área da ornitologia e pesquisa da avifauna paranaense, considerado o Patrono da Ornitologia do Paraná. Ao todo realizou três expedições científicas no Estado entre anos de 1910 e 1923, e seu trabalho incluiu ao menos 52 diferentes categorias entre espécies ou gêneros de aves na lista de pássaros do estado. Nas passagens pelo Paraná, o estudioso coletou mais de 2 mil exemplares de 387 espécies.

Chrostowski faleceu em 04 de abril de 1923, decorrente da malária que contraiu em sua terceira expedição, neste ano, completando o centenário de sua morte. O seu túmulo encontra-se no Município de Matelândia, no trajeto da rota ciclística Caminho do Iguaçu, na antiga Estrada Velha de Guarapuava, próximo ao Rio Pinheirinho.

A visita iniciou-se com a expedição até o túmulo de Tadeusz e em um segundo momento os participantes foram recepcionados na Sala Verde do Parque Farroupilha e contou a presença dos representantes dos parceiros do projeto, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio, Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Adetur Cataratas e Caminhos, Prefeitura de Matelândia, Prefeitura de Céu Azul e descendentes de poloneses.

A visita  foi coordenada pelo curador do projeto, o professor e historiador Maurício Dezordi, que emocionado pelo alcance do intento, destacou que seu interesse por identificar quem foram os pioneiros do Município de Céu Azul iniciou sua pesquisa, e a partir dos relatos veio a conhecer a história de Tadeusz e iniciou as buscas para encontrar seu jazigo e a partir de sua descoberta iniciou o processo de busca de parceiros e autorizações necessárias.

As autorizações são de extrema importância e foram expedidas pelo Icmbio, como esclareceu o Chefe do Instituto José Ulisses dos Santos, que também fará o acompanhamento do projeto e desenvolverá um traçado e plantio de novas mudas nativas para proporcionar um ambiente de acolhimento aos visitantes.

Outro importante parceiro do projeto é o Parque das Aves, que financiará parte do valor, como explicou a Diretora Técnica Paloma Bosso, acerca da importância dos estudos da avifauna paranaense  do pesquisador que se funde à essência dos fundamentos da Instituição.

O segundo financiador do projeto será o Consulado Polonês em reconhecimento à relevância do trabalho pioneiro de Tadeusz para o seu país, defendido pela a Cônsul-geral Marta Olkowska “A importância do trabalho dele e de sua memória é muito grande, ele foi um dos primeiros pesquisadores europeus que chegou aqui à Mata atlântica e começou a pesquisar as aves e o resultado dessa pesquisa ele enviava para a Polônia e também para outras capitais européias”. A Cônsul ainda complementa dizendo que o consulado fica honrado em financiar o projeto em parceria com outras instituições brasileiras.

Para Matelândia o Projeto de Reestruturação do Monumento e resgate da memória, contribuirá para o desenvolvimento turístico da região, destacado pelo prefeito Maximino Pietrobon “Foi muito importante a visita da Cônsul em Matelândia, resgatando a história do estudioso que veio para Matelândia há mais de cem anos atrás. O professor Mauricio levantou a hipótese da reestruturação que acabou envolvendo diversos órgãos, assim tornando possível a visita no dia de hoje e que possibilitará essa reconstrução ao monumento deste historiador. Matelândia tem diversos pontos turísticos, esse será mais um, localizado neste ponto tão importante de preservação que é o Parque Nacional do Iguaçu, um local que tem muito potencial de desenvolvimento e cabe a nós fazermos a nossa parte para tornar o local em um ponto turístico internacional”.

As obras para a reestruturação serão iniciadas em breve e tem previsão de inauguração para final de novembro deste ano.

Fonte: https://www.matelandia.pr.gov.br/prefeitura/site/noticia/3639/matel%C3%A2ndia+recebe+visita+da+c%C3%B4nsul-geral+da+rep%C3%BAblica+da+pol%C3%B4nia+marta+olkowska+em+prol+do+projeto+de+restaura%C3%A7%C3%A3o+do+t%C3%BAmulo+do+polon%C3%AAs+tadeusz+chrostowski