Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Governador do Paraná conhece novo sistema de reuso de água da Lar, vereadores acompanharam.

Governador do Paraná conhece novo sistema de reuso de água da Lar, vereadores acompanharam.

por Assessoria de Comunicação publicado 19/09/2023 10h52, última modificação 19/09/2023 10h52
A unidade industrial, que abate cerca de 460 mil aves por dia, consome cerca de 13 mil metros cúbicos de água. Com o sistema, metade desta água é tratada e reutilizada pela própria cooperativa. O volume economizado seria suficiente para abastecer uma cidade de 60 mil habitantes.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, do Paraná, visitou na tarde de sexta-feira (15) a sede da Lar Cooperativa Agroindustrial em Matelândia, para conhecer o novo sistema de reuso de água da unidade industrial de aves. O complexo, recém-inaugurado pela cooperativa, é um dos mais modernos do País e permite tratar todo o efluente industrial reaproveitando a água, tanto para o consumo humano quanto para os processos de industrialização do frango. Os vereadores Paulo, Stela, Andréa e Serjão e Uni acompanharam a visita do governador.

“Essa é uma das maiores cooperativas da América Latina e que está dando um exemplo de como produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade, que é uma preocupação do Estado. Por iniciativas como esta que o Paraná é hoje a maior referência em sustentabilidade do Brasil”, afirmou o governador.

“Temos muito orgulho de ver investimentos como este, que geram empregos, movimentam a economia e ainda se preocupam com o meio ambiente. Este sentimento é o que guia o nosso trabalho”, complementou Ratinho Junior.

De acordo com o diretor-presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, o sistema de reuso de água vem atender as recentes ampliações que foram realizadas na unidade industrial. Foram cerca de R$ 1,85 bilhão em reformas, aquisições e ampliações das suas indústrias de aves e rações, além de expansão de frota própria.

SUSTENTABILIDADE – Em média, são necessários de 25 a 30 litros de água para o abate de um frango. Com o sistema, o consumo de água para os processos industriais se torna mais sustentável, uma vez que reduz a captação e o lançamento de água nos mananciais da região.

“Os investimentos que os empresários têm feito mediante os processos de licenciamento e outorga desses empreendimentos fazem com que a gente realmente tenha uma evolução no processo como um todo”, explicou o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza.

PRODUÇÃO EM ALTA – O Paraná é o maior produtor de frangos do Brasil, com mais de 34% da produção nacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado produziu 1,07 bilhão de unidades de janeiro a junho deste ano. A marca é a maior já registrada na história e representa um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Lar é uma das maiores produtoras de frangos da América Latina e uma das maiores cooperativas do País. Ao todo, as quatro unidades da cooperativa abatem cerca de 1 milhão de aves diariamente. A produção é distribuída em todo o Brasil e exportada a mais de 80 países.

Somente a unidade de Matelândia emprega cerca de 9 mil pessoas. Em todas as suas unidades, a cooperativa emprega cerca de 30 mil trabalhadores.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

 Acesso à Informação 

 

Mídias Sociais

Youtube 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4