Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara, Prefeitura e ACIMA realizam ação para o Dia Mundial do Autismo.

Câmara, Prefeitura e ACIMA realizam ação para o Dia Mundial do Autismo.

por Assessoria de Comunicação publicado 07/04/2022 11h54, última modificação 07/04/2022 11h54

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril, os vereadores Cleiton e Stela, juntamente com as equipes de ACS da Vila Nova, São Cristóvão e Jardim Tropical, coordenadas pela Marlene Goulart, Vigilância Sanitária com a Karla, estiveram visitando o comércio local adesivando estes locais e falando sobre a síndrome do autismo.

Cleiton e Stela explicaram que o objetivo da ação é ajudar a conscientizar e informar a população sobre o que é o autismo e como lidar com essa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. "A atividade buscou trazer a temática do autismo para discussão, uma vez que se faz necessário trabalhar para que quebremos os preconceitos e barreiras que afetam cotidianamente as pessoas com deficiências aparentemente invisíveis", explicaram os vereadores.

Autismo

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave. O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. A data é simbolizada pela cor azul, pois o autismo é mais comum em meninos.