Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Matelândia promove audiência pública sobre a cadeia do leite.

Câmara de Matelândia promove audiência pública sobre a cadeia do leite.

por Assessoria de Comunicação publicado 10/11/2023 11h29, última modificação 10/11/2023 11h29

A cadeia do leite é uma atividade que está presente em todos os municípios do Paraná e envolve, principalmente, agricultores familiares. No entanto, a cadeia enfrenta uma crise, considerada pelos produtores a mais preocupante nas últimas duas décadas. Vislumbrando um futuro melhor para a cadeia, a Câmara de Matelândia através do vereador Cleiton, com o apoio da Associação dos Produtores de Leite de Toledo e Região (Aproltol) promoveu audiência pública na noite de quinta-feira dia 09 de novembro no plenário do Legislativo.

O objetivo principal é estabelecer ações para preservar o setor. O presidente da Aproltol Saul Zeuckner explanou em palestra o tema “Dificuldades do setor da Pecuária Leiteira”.

Zeuckner explicou que a Associação tem se colocado a disposição das Câmaras de Vereadores e das Prefeituras do Oeste do Estado. “Queremos apresentar as informações atualizadas sobre a pecuária leiteira regional para todas as comunidades”.

Segundo Zeuckner, as audiências públicas como essa que aconteceu em Matelândia ou essas possibilidades apresentam a pecuária leiteira a população dos municípios da região do Oeste do Paraná. “Nós e o público em geral discutem e dialogam com as comunidades os problemas dessa cadeia de produção”.

O vereador Cleiton Pecatti presidente da Comissão de Administração Financeira e Orçamentária mencionou que o importante é difundir a informação sobre essa cadeia de produção. “Percebemos que conseguimos ter êxito em levar a informação e mostrar à população, as lideranças, aos políticos, aos empresários ou pessoas envolvidas no comércio dos itens lácteos. A atividade leiteira desempenha papel social e econômico importante para a sociedade”, finalizou.

Os demais legisladores presentes foram às vereadoras Jussara, Andréa e Stela e os vereadores Sérgio e Paulo. A vice-prefeita Rosani representou o executivo, representando a ALEP – Assembléia Legislativa do Paraná esteve presente o Deputado Estadual Luis Corti, além da fala do Deputado Estadual Márcio Pacheco, também participaram mandando seus áudios os Deputados federais Dilceu Sperafico e Sérgio Souza, além do Secretário de Agricultura do Paraná Noberto Ortigara e Dr. Irineu da Costa Rodrigues representado as Cooperativas Regionais.

Destaca-se também a presença dos presidentes de sindicatos Rurais e Patronais de Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, secretários municipais de Matelândia e Ramilândia.