Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aquaponia - Produção integrada de peixes e vegetais é tema de curso em Matelândia.
Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aquaponia - Produção integrada de peixes e vegetais é tema de curso em Matelândia.

Aquaponia - Produção integrada de peixes e vegetais é tema de curso em Matelândia.

por Assessoria de Comunicação publicado 19/02/2018 09h59, última modificação 19/02/2018 09h59
Aquaponia é uma tecnologia que consiste na integração dos cultivos de peixes e vegetais sem uso de solos e utilizando a recirculação da água.

A Itaipu em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Matelândia realizou, na sexta-feira (16), um curso de aquaponia - criação de peixes associada ao cultivo de vegetais – dirigido produtores que buscam autar nesta atividade. Foram abordadas questões sobre os componentes do sistema aquaponia, experiências comerciais, cultivo integrado de pexies e alface em aquaponia, entre outros. Aquaponia é uma tecnologia que consiste na integração dos cultivos de peixes e vegetais sem uso de solos e utilizando a recirculação da água, e chamou atenção de todos os presentes entre eles os vereadores Gabriel Cadini (presidente) Nei Gasparin, Carlos Caon, Jebson Bózio e Toninho Pizoni.  "É uma iniciativa muito boa, porque ainda não desenvolvemos esse sistema e vejo como uma opção de produção sustentável para as famílias que atuam em piscicultura e hortaliças. Está sendo interessante conhecer melhor como funciona o sistema de aquaponia e suas vantagens, especialmente os benefícios da redução de tempo, esforço, custos e consumo de água", comentou o presidente do legislativo Gabriel Cadini.

O objetivo geral do curso foi contribuir para aprimorar as noções sobre o sistema integrado de produção de mudas de hortaliças, manejo e montagem do sistema de aquaponia, qualidade de água e métodos de avaliação econômica. Coordenado pelo pesquisador Jô de Farias Lima, o evento também busca aprimorar o conhecimento técnico dos participantes sobre o histórico da aquaponia no mundo e no Brasil, princípios biológicos do sistema, aspectos gerais sobre nutrição vegetal, ambientes de criação dos peixes e manejo, importância da qualidade da água em sistemas de produção aquícola, entre vários outros temas com enfoques teórico e prático.  Atuam como instrutores, além do coordenador do curso, os pesquisadores Celso engenheiro da Itaipu e o secretário de meio ambiente do Município Junior Garcez.

Um sistema modelo foi instalado na escola municipal Claudino Zanon no Bairro Vila Novo, tendo como coordenador o diretor da escola professor Cícero, o projeto envolve os alunos e os professores e aos poucos irá proporcionar a escola verduras e peixes criados de forma orgânica, sem a presença de agrotóxicos.

   

Assessoria: Fabiano Bettinelli.

Acesso à Informação 

 

Mídias Sociais

Youtube 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
« Novembro 2018 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1