Vereadores conhecem projeto Vigia câmeras que vigiam nosso Município.
O presidente da Câmara de Matelândia, Lucas Cadini, e os vereadores Serjão, Juarez, Nei, Jussara, Stela e Júnior estiveram na manhã de terça-feira (21) para conhecer o projeto Vigia, uma parceria entre o Conseg (Conselho de Segurança), Conselho da Comunidade do Ministério Público, Executivo e Legislativo. A iniciativa integra imagens de câmeras instaladas em áreas públicas e para ampliar a rede de monitoramento e segurança do Município.
Os vereadores foram recebidos pelo 2º Sargento da PM Salvador e pelo 1º Tenente Tavares, comandante da 3ª Companhia, que apresentaram e falaram sobre o funcionamento do sistema e o trabalho da Polícia Militar, usando a Inteligência Artificial.
O Projeto Vigia foi implantado já há alguns anos em Matelândia tem como objetivo de integrar câmeras instaladas pelo programa, visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população.
O modelo operacional do sistema conta com integração das imagens que são transmitidas para o Comando da Polícia Militar e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Civil) por um canal de comunicação de dados da internet. Para formar essa rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, são utilizadas câmeras instaladas em pontos estratégicos em todas as entradas e saídas de Matelândia, Agro-Cafeeira, Vila Esmeralda e outros pontos no interior do município.
“É uma demonstração de que a tecnologia pode e deve ser usada para tornar o serviço público mais eficiente. Em Matelândia, nos últimos anos, nós avançamos muito nessa questão do monitoramento por câmeras e acredito que possamos ampliar estas ações para garantir mais segurança para a população”, disse o presidente da Câmara Lucas Cadini.
“O Sargento Salvador nos atendeu com toda a atenção para explicar o projeto e entendemos que é uma iniciativa viável, que já está adaptada para a realidade de Matelândia”, destacaram os demais vereadores.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.