MOÇÃO Nº 7/2025 – De Aplauso PELOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IGREJA EVANGELICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MATELÂNDIA.
O Poder Legislativo de Matelândia, com iniciativa do Vereador Otoniel Júnior e apoio dos demais vereadores que compõem a 16ª legislatura externam MOÇÃO DE APLAUSO à Igreja Evangélica Assembleia de Deus– pelos 60 anos de existência.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Matelândia teve início no ano de 1965, por meio do evangelista Leôncio de Oliveira, oriundo da cidade de Laranjeiras do Sul – PR. Sua vinda ocorreu por indicação do missionário Leif Andersen, ligado à Igreja da Noruega, que mantinha missionários atuando no Estado do Paraná, com a devida anuência do Pastor José Escoriça Neto, então dirigente da Igreja em Laranjeiras do Sul.
No ano de 1966, o evangelista Leôncio de Oliveira realizou permuta de campo com o Pastor José Escoriça Neto, que passou a residir e exercer seu ministério na cidadede Matelândia.
Em 26 de abril de 1967, chegou a Matelândia, vindo da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, no Estado de São Paulo, o Presbítero Manoel da Costa Garcez, que passou a auxiliar o Pastor José Escoriça Neto nos trabalhos ministeriais.
Em 11 de novembro de 1967, por decisão do Pastor José Escoriça Neto, este transferiu-se para a cidade de Medianeira, deixando sob a responsabilidade do Presbítero Manoel da Costa Garcez a direção da Igreja em Matelândia. À época, a congregação era composta por aproximadamente dez membros, realizando seus cultos em uma simples casa de madeira, medindo cerca de 5m x 7m, com iluminação por lampião de carbureto, demonstrando, desde então, dedicação, perseverança e compromisso com a fé cristã.
Naquele período, integravam o campo eclesiástico as congregações de Santa Helena, Missal, Jardinópolis, Flor da Serra, Matelândia, Céu Azul e Vera Cruz d’Oeste.
Em 1969, Otoniel Barbosa Garcez, filho de Manoel da Costa Garcez, foi consagrado a Presbítero na cidade de São Paulo, quando cooperava ministerialmente ao lado do Pastor Alfredo Reikedal.
No ano de 1971, o Presbítero Otoniel Barbosa Garcez transferiu sua residência para Matelândia, passando a atuar de forma permanente junto à Igreja local, o que contribuiu significativamente para o crescimento e fortalecimento das atividades religiosas e comunitárias no município.
Em 1975, após décadas de dedicação ao ministério cristão, Manoel da Costa Garcez recebeu a consagração ao ministério pastoral pelas mãos dos convencionais do Estado do Paraná, permanecendo em atividade no campo eclesiástico de Matelândia.
No dia 8 de julho de 1977, a Igreja em Matelândia celebrou importante marco histórico com a consagração de Otoniel Barbosa Garcez ao ministério de evangelista pela Convenção do Paraná, ocasião marcada por culto de Ação de Graças e homenagem à sua liderança e à sua esposa, Marta Garcez.
Em 3 de outubro de 1977, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Matelândia realizou a eleição de sua primeira diretoria, tornando-se instituição autônoma, desvinculando-se do campo eclesiástico de Medianeira. Na ocasião, o Pastor Manoel da Costa Garcez tomou posse como primeiro presidente, exercendo o cargo até 11 de fevereiro de 1984, data de seu falecimento.
Em 10 de novembro de 1984, em razão da vacância da presidência, o Ministério da Igreja elegeu interinamente o Pastor José Pereira de Almeida, da cidade de Cascavel – PR, que permaneceu no cargo até 9 de maio de 1985.
No mês de fevereiro de 1985, Otoniel Barbosa Garcez foi consagrado ao ministério pastoral. Em 9 de maio de 1985, durante Assembleia Geral, o Pastor José Pereira de Almeida declinou formalmente da presidência interina, sendo então eleito Pastor Otoniel Barbosa Garcez como presidente da Igreja, cargo que exerceu de forma contínua até fevereiro de 2019, quando veio a falecer.
Em março de 2019, o Pastor Sadi Ferraz assumiu a presidência do campo eclesiástico de Matelândia, função que exerce até os dias atuais, dando continuidade ao trabalho espiritual, administrativo e comunitário da instituição.
Atualmente, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Matelândia conta com mais de 500 participantes, entre membros e congregados, que frequentam o templo sede e as congregações localizadas nas comunidades de Marquesita, Agro Cafeeira, Vila Nova, Vila Pasa, Vila Esmeralda e Ebenezer (Vila Nova).
A instituição mantém de forma ativa diversos departamentos, dentre eles: Departamento Infantil, Departamento de Adolescentes, Departamento de Jovens, Círculo de Oração (senhoras), Departamento de Música, Escola Bíblica Dominical e Departamento de Missões, contribuindo para a formação espiritual, social e educacional de seus membros e da comunidade em geral.
O Departamento de Missões desenvolve projetos missionários no município de Matelândia, no município de Nova União – MT, no país Venezuela e em nações do continente africano, reafirmando o compromisso histórico da instituição com a solidariedade, a promoção de valores cristãos e o serviço ao próximo.
Ao completar 60 anos de fundação, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Matelândia consolida-se como uma instituição religiosa de relevante contribuição espiritual, social e comunitária para o município, merecendo o reconhecimento público por sua trajetória de dedicação, fé e serviço à sociedade.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM MATELÂNDIA – 60 ANOS DISSEMINANDO BÊNÇÃOS