Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Matelândia recebe equipamentos para melhorar a coleta seletiva de lixo.

Matelândia recebe equipamentos para melhorar a coleta seletiva de lixo.

por Assessoria de Comunicação publicado 04/06/2018 16h12, última modificação 04/06/2018 16h12
Os equipamentos proporcionarão um aumento da renda às famílias de catadores.

O Paraná foi um dos primeiros Estados do Brasil a criar um projeto de responsabilidade social e ambiental que unifica as ações do governo estadual e estrutura os municípios para implantarem a coleta seletiva de resíduos sólidos, com a criação do Sistema Integrado de Coleta Seletiva (Reciclo Paraná).

Além de estruturar os municípios, o Reciclo Paraná também envolve ações de educação ambiental e de capacitação dos catadores.

Como contrapartida às ações do Governo Estadual, o município tem que se estruturar para abrigar a unidade de processamento dos materiais e se responsabiliza pela manutenção dos equipamentos e organização da cooperativa de catadores, que vai administrar a compra e venda dos materiais reciclados.

O programa também gera emprego, aumenta a renda das famílias de catadores e melhora as condições de trabalho. Eles passam a ser recicladores, pois a coleta dos materiais de porta em porta é feita exclusivamente pelo caminhão e o município de Matelândia está pronto e organizado para isso.

Em Matelândia do resíduo produzido e encaminhado para a reciclagem - um total de aproximadamente 24 toneladas por mês é gerado. A previsão é aumentar para 60 toneladas o volume produzido. A cidade já recebeu o caminhão e já instalou os novos equipamentos de triagem doados pelo Governo através do Instituto das Águas.

“Agora com os equipamentos funcionando esperamos aumentar o volume de material triado, a renda das famílias que já trabalham com a reciclagem e abrir novas vagas na cooperativa”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otoniel Barbosa Garcêz Junior. Hoje 18 pessoas, mais ou menos 10 famílias trabalham na cooperativa e a renda média mensal dos recicladores é em torno R$ 1000,00 e com a previsão de aumento no volume de material reciclado essa renda pode dobrar.

Estiveram presentes na inauguração do barracão com os novos equipamentos os vereadores Carlos Caon, Gabriel Cadini, Nei Gasparin, Jebson Bózio e Adilto Caon.

Assessoria: Fabiano Bettinelli.

 Acesso à Informação 

 

Mídias Sociais

Youtube 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
« Maio 2018 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2